segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Asphalt 8 recebe primeiro update e adicona o Clio RS 200 EDC.

A Gameloft anuncia a chegada de mais uma versão do game Asphalt 8, com a principal novidade na entrega de mais um veículo para o deleite dos amantes da marca francesa Renault. O Clio RS 200 EDC será adicionado ao grupo de 47 carros que o gamer pode utilizar para vencer as corridas - ou batalhas. A adição do carro entra em uma forma de atualização que começou com o Asphalt 7, ao incluir o Alpine A110-50 e também ao Real Racing 3, que de tempo em tempo adiciona um ou mais veículos na lista de carros. "Para mim, a melhor parte deste projeto foi convencer a Renault Sport a incluir o Clio R.S. 200 EDC num jogo em que os carros passam a maior parte do tempo voando. Os engenheiros da Renault Sport são conhecidos por sua experiência na criação de chassis e suspensões.", comentou Geoffrey Vion, gerente de marketing digital da Renault.
“Estamos muito felizes em poder oferecer aos nossos fãs e aos fãs da Renault a oportunidade de dirigir o Clio R.S. 200 EDC em Asphalt 8: Airborne. Estamos sempre atualizando a franquia com uma incrível gama de carros e emocionantes modos de jogo”. Comenta Alexandre Tan, vice-presidente de parcerias da Gameloft.
Além do novo carro, há novos desafios de tempo limitado, sete novas pistas reversas como Nevada, Islândia e Tóquio, novos acessórios para o carro, a possibilidade de alterar manualmente o torque do veículo e, por fim, a compatibilidade com o controle da Apple (????!?!?!?!?!?!?!). Sobre o controle, estamos esperando a resposta da Gameloft, para saber qual controle é este. O download da nova versão já pode ser feito no iOS e Android.


de Tudocelular.com Redação

iPad Air é o primeiro aparelho compatível com qualquer rede do mundo.

iPad Air
iPad Air
O recém lançado iPad Air da Apple conseguiu algo um tanto quanto incrível. Ele é o primeiro aparelho realmente global. Ou seja, ele funciona em qualquer rede do mundo.
Isso é algo que a Apple vem tentando realizar há muito tempo, quase conseguindo com o iPhone 5S. Todos os iPads Air vendidos são destravados, e todos os modelos tem suporte para as bandas GSM/GPRS/EDGE/CDMA/EVDO/UMTS/WCDMA/HSPA/HSDPA/LTE.
Sendo assim, independente de onde você compra o aparelho, poderá trocar para qualquer outra operadora do mundo sem se preocupar com compatibilidade de rede. Porém, é claro que isso só é valido para o modelo com conectividade celular e não só Wi-Fi.
Ou seja, caso esteja pensando em comprar um iPad Air lá fora, não precisa se preocupar pois assim que trocar o cartão SIM, o tablet irá se reconfigurar para funcionar com a sua operadora, em qualquer país. [BGR]


de Tudocelular.com Redação

Rede social brasileira, Eaí, chega ao iOS com uma mistura de Pinterest com Facebook.

O Brasil mostra que manja de criação e lança uma rede social que tem como objetivo bater o Tinder, com o nome bem popular de Eaí (dá pra encontrar o app sem usar o acento). A ideia do app é de reunir pessoas próximas e com interesses semelhantes, para um possível papo se ambos se curtirem. Todo o visual lembra algo como o Pinterest misturado com o Facebook.
Eaí
App utiliza dados do Facebook
A ideia não é de encontrar aquele colega de classe que você não vê há anos e anos, mas sim encontrar alguém interessante para conhecer. Novos amigos, novas possibilidades de tudo que você quiser. Para ajudar nesta busca, dados do Facebook são coletados, como foto do perfil e interesses (páginas e marcas que o usuário curtiu, por exemplo). O app permite a conversa entre duas pessoas apenas após o "like" vir de cada lado, o que permite uma abordagem já com alguma intenção de ambos. Após este passo, é possível criar eventos, como uma festa ou um happy hour.
O aplicativo e a rede social são frutos do Grupo Xangô, uma holding nacional que funciona como incubadora de empresas, principalmente aquelas startups com ideias brilhantes e que precisam de algum investimento e confiança do mercado para seu produto. O objetivo da rede social é de garimpar até 1 milhão de usuários em um ano de vida.
Eaí
A função principal é de encontrar pessoas próximas
A ideia é bem bacana, mas a utilização do app é bastante monótona. De cara, o usuário apenas pode sair curtindo (ou não) o perfil de uma pessoa. Nele, é possível olhar mais fotos e interesses mútuos que vieram do Facebook. E isso repete quase que em um loop infinito.
Com o tempo, esta sensação de "já estou fazendo isso há horas" vai passando, já que o feedback de pessoas que te curtiram também aparecerá na tela - ou fora dela, em notificação via Push. O app e gratuito e está disponível na App Store para iPhones, iPods Touch e iPads (sem design criado para a tela maior dos tablets) que estejam rodando, ao menos, o iOS 6.1. Há uma versão para Android em desenvolvimento, mas ainda sem data prevista para o lançamento.
Eaí
Com likes e dislikes, você pode encontrar alguma pessoa interessante


de Tudocelular.com Redação

Facebook investe £100,000 para incentivar aumento de engenheiras.

Facebook
Facebook
O Facebook está investindo £100,000 para ajudar meninas do Reino Unido a se interessarem mais por áreas como engenharia. Isso vem em resposta a um novo relatório mostrando que dois terços das estudantes não considerariam nunca alguma carreira de engenheira.
Em conjunto ao Facebook, diversas organizações de caridade também estão envolvidas no projeto que irá levar programação e outras coisas do tipo para mais de 20 mil estudantes em 220 escolas.
O relatório governamental mostra que menos de 1 em 10 engenheiros no Reino Unido são mulheres e apenas 1 em sete estudantes de engenharia são mulheres.
De acordo com Jo Swinson, ministra responsável por igualdade social, a engenharia ainda tem um problema de imagem. As pessoas acreditam que é algo sujo e industrial, por isso não vem como surpresa que dois terços das meninas não queiram seguir essa carreira. Ainda de acordo com o ministro, o governo está se dedicando e investindo para trazer mais interesse por parte dos jovens e especialmente garotas em engenharia. [Telegraph]


de Tudocelular.com Redação

Analistas acreditam que o Android 4.4 é uma resposta ao Lumia 520.

Alguns analistas acreditam que o Google trabalhou pesado no Android 4.4, mas não em recursos matadores para o topo da linha de aparelhos caros, mas sim para otimizar o Android para gadgets de baixo custo, em uma resposta ao sucesso que o Lumia 520 conseguiu em mercados emergentes.
Novo monumento na sede do Google, em homenagem ao Android KitKat
Android 4.4 pode ser a respota do Google para o Lumia 520
Enquanto alguns aparelhos contam com até 3 GB de memória RAM, o Android precisou se adequar para rodar também em gadgets com 512 MB, assim como a Microsoft fez com o Lumia 520. Este smartphone da Nokia vendeu milhões de unidades e deixou o Android de baixo custo muito de lado, principalmente por conta da lerdeza do sistema operacional em hardwares mais simples - algo que não acontece no Windows Phone.


de Tudocelular.com Redação

Windows Phone apresenta forte crescimento na Europa e América Latina.

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Kantar Worldpanel ComTech, o Windows Phone está crescendo quase que por completo apenas com a ajuda da Nokia. Estes smartphones agora representam, no último trimestre, mais aparelhos do que os equipados com o iOS em países como a Itália e está em um a cada dez smartphones em cinco países do antigo continente (Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha).
Lumia 520
Lumia 520, o mais popular dos Windows Phone
Sobre a América Latina, o motivo do crescimento também estar por aqui fica no nome da Nokia. A consultoria afirma que a empresa finlandesa dominou o mercado latino americano por muitos e muitos anos, algumas pessoas ainda utilizam celulares simples da empresa e a migração para um Lumia mesmo que de entrada, seria um passo natural. No Reino Unido, os Windows Phone já representam 11,4% dos aparelhos ativados, enquanto o Android ainda está em primeiro lugar com 58,4% e a Apple em segundo, com 27% - 1% a menos que no trimestre anterior, mas a consultoria espera um crescimento com os novos iPhones que estão no mercado em vendas para o natal.
Na China o cenário é completamente diferente, dominado por empresas que fabricam o aparelho localmente - como Huawei e ZTE. Por lá, o Android representa 81,1% dos smartphones e as marcas locais dominam com 44% das vendas com nomes como Huawei, Xiaomi, Lenovo e Coolpad. [TNW]


de Tudocelular.com Redação

BlackBerry troca de CEO e não será mais vendida.

A BlackBerry não está mais à venda. A companhia -  que tinha até hoje para decidir se iria ou não ser comprada por uma de suas principais investidoras, a Fairfax, por US$4,7 bilhões - acaba de anunciar uma mudança nos planos.

Agora, a canadense divulgou que vai receber um investimento de aproximadamente  US$1 bilhão por meio de uma oferta privada de debêntures conversíveis em ações para seus investidores, incluindo a própria Fairfax.
Thorsten Heins deixa o cargo de CEO da BlackBerry
Thorsten Heins deixa o cargo de CEO da BlackBerry

Essa não foi a única mudança anunciada hoje pela BlackBerry. A empresa também vai substituir seu CEO, Thorsten Heins por John S. Chen, que comandou a Sybase por mais de dez anos. Ele irá ocupar o cargo de CEO interino até que a companhia escolha um substituo em definitivo. Aí então Chen irá ocupar outro cargo, o de chefe executivo do quadro de diretores. [Slashgear]


de Tudocelular.com Redação

Galaxy S3 começa a receber o Android 4.3, mas ainda não no Brasil.

Galaxy S3, que foi lançado no ano primeiro semestre do ano passado, está começando a receber a atualização que leva o smartphone para a versão 4.3 do Android. Uma versão do build havia vazado na internet, de acordo com o pessoal do SamMobile, mas agora o update está vindo diretamente da Samsung, pelo KIES.
Samsung Galaxy S3
Samsung Galaxy S3
A atualização está focada em recursos que fazem com que o smartphone topo de linha da geração passada fique mais próximo doS4, atual flagship da empresa - não levando em conta o Note 3, com hardware mais parrudo. Com esta atualização a Samsung também torna o Galaxy S3 compatível com o Galaxy Gear, relógio inteligente da fabricante sul-coreana. Além disso, há um novo teclado virtual, habilidade de enviar alguns aplicativos para o cartão microSD, novos modos de tela que estavam apenas no S4, novo modo de câmera, melhorias nos drivers da placa gráfica, nova interface de usuário, modificações no centro de notificações, nova interface para os ajustes e melhorias nos aplicativos da própria Samsung, como calculadora, relógio, galeria de imagens e contatos.
Por fim, há alguns apps que podem funcionar em tela cheia (eliminando a barra de notificações e status) e melhorias para o S Voice, concorrente direto do Siri, da Apple. O TudoCelular falou com a Samsung do Brasil, que ainda não tem data prevista para o lançamento da atualização no país. "Assim que tivermos a data definida, vamos divulgar e mandaremos para você", afirma a empresa.
O site SamMobile afirma que a atualização já está disponível na Irlanda.


de Tudocelular.com Redação

Motorola lançará o Moto G no dia 13 de novembro, no Brasil.

Na semana passada o pessoal do @evleaks mostrou como seria o Moto G, um smartphone que estaria logo abaixo do Moto X na nova forma da Motorola criar seus aparelhos e as linhas de dispositivos. Agora, a Motorola do Brasil acaba de enviar um convite para uma coletiva que acontecerá no dia 13 de novembro, para o lançamento deste smartphone no Brasil.
Moto G será lançado no dia 13 de novembro
Moto G será lançado no dia 13 de novembro
De acordo com o vazamento de alguns dias atrás, o aparelho conta com 8 GB ou 16 GB de armazenamento interno, processador quad-core da Qualcomm rodando a 1.5 GHz, câmera de 5 megapixels na parte traseira, filmando em 720p e outra de 1.3 megapixel na frente. A tela trará 4,5 polegadas de diagonal visual e uma resolução de 1280 x 720 pixels. O Android controlando isso tudo estará na versão 4.3 e o valor do aparelho, sem qualquer contrato com operadora, será de US$ 215 - ou aproximadamente R$ 485, que com nossos impostos e custo-Brasil, deve subir para perto de R$ 1,2 mil.
Tudo que falei está no mundo dos rumores, mas a fonte deles é bastante competente e conseguiu estragar a surpresa de muito lançamento, principalmente da linha Lumia. Estaremos na coletiva de imprensa, no dia 13, para passar para vocês todas as novidades que este aparelho trará e confirmar, ou não, os rumores que acabamos de comentar.


de Tudocelular.com Redação

Thor: The Dark World chega de graça ao iOS e Android.

A Gameloft lançou o game “Thor: The Dark World” ao mesmo tempo em que o novo filme do herói estreou no Brasil. O jogo está disponível de graça tanto no iOS quanto no Android e disponibiliza alguns itens que podem ser adquiridos dentro do jogo, como compras in-app.
Thor
 
O jogo lembra um pouco “Dungeon Hunter”, com bastante exploração de cenários e batalhas contra múltiplos oponentes ao mesmo tempo. Ao longo da aventura, o jogador pode aprimorar Thor com novas habilidades e equipamentos mais fortes.
Thor
 
O enredo do game coloca o herói junto aos poderosos guerreiros de Asgard para enfrentar o Senhor dos Elfos Negros, o maléfico Malekith, que quer causar a destruição aos Nove Reinos do cosmos. No total, são mais de 90 missões com inimigos de vários tamanhos.
Thor
 
“Thor: The Dark World” não se trata só de um material de divulgação do filme, mas sim uma experiência de jogo completa. Tanto que o tamanho do aplicativo faz jus aos poderes do herói: é preciso ter ao menos 1,6GB de espaço livre no armazenamento do aparelho.


de Tudocelular.com Redação

CyanogenMod 10.2 M1 é lançado para mais de 70 aparelhos.

No final da semana passada, o pessoal que trabalha na ROM modificada mais famosa do mercado, o CyanogenMod, resolveu pegar carona no hype criado com o Android 4.4 e lançar a versão 10.2 da modificação para o sistema operacional móvel do Google, que segundo a publicação, é capaz de rodar bem em mais de 70 smartphones e tablets diferentes.
CyanogenMod 10
CyanogenMod 10.2
Vale ressaltar que esta versão é da série M da plataforma, o que significa que ela está na metade do caminho entre a versão de testes e a versão plenamente estável. "Com todo o hype do Android 4.4, nós não esquecemos do CyanogenMod 10.2. Hoje iremos focar nossos esforços para lançar a versão M1. O download está chegando aos servidores (seja paciente, ele pode levar certo tempo). Estamos mirando em mais de 70 dispositivos para o lançamento", comentou o CM em nota oficial em seu blog.
Esta versão do CM ainda está baseada no Android 4.3 e o site não disse quando será lançada a versão que será criada utilizando o Android 4.4 como base. Porém, confirmou que há trabalho sendo realizado neste momento para levantar quais aparelhos poderão chegar no KitKat sem problemas. Para instalar o CyanogenMod 10.2 M1, clique aqui.


de Tudocelular.com Redação

Android Jelly Bean corresponde por mais de 50% da base de usuários.

Base de usuários Android
Base de usuários Android
A versão Jelly Bean do sistema operacional Android da Google está agora instalada em 52,1% de todos os smartphones e tablets, de acordo com as estatísticas da página de desenvolvedores do Android.
Isso significa um aumento de 11,6% dos 40,5% informados em agosto. Apesar de enfim estarmos com mais da metade dos usuários usando o Android Jelly Bean, a maioria deles, ou seja, 37,3%, ainda estão usando a versão mais antiga 4.1. Sendo que apenas 12,5% estãi usando a 4.2 e 2,3% a mais nova 4.3.
Seguido pelo Jelly Bean, temos o Android Gingerbread rodando ainda em 26,3% dos aparelhos. Em terceiro lugar fica o Ice Cream Sandwish com 19,8% da base de usuários.
Isso chega com o recém lançamento do novo Android 4.4 KitKat que deve conquistar uma base de usuários mais rapidamente que outras versões do Android já que ela é feita para conseguir rodar mesmo em aparelhos mais simples, com menos memória RAM. Ele por enquanto só está instalado no novo Nexus 5 mas deve chegar em aparelhos como o Galaxy S4 em algumas semanas.


de Tudocelular.com Redação

Anac estuda liberar smartphones e outros eletrônicos durante decolagens e pousos de aviões.

Em breve, o uso de dispositivos móveis poderá ser liberado durante decolagem e pouso de aviões comerciais no Brasil, seguindo a tendência dos Estados Unidos, que recentemente tomaram essa medida. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que já está estudando as determinações da FAA, o regulador americano do setor, para permitir eletrônicos durante todos os momentos da viagem.
Smartphones poderão ser liberados durante todo o vôo
Smartphones poderão ser liberados durante todo o vôo

Atualmente, as companhias aéreas solicitam que aparelhos como smartphones, tablets e notebooks sejam desligados durante o pouso e a decolagem, mesmo que estejam em modo avião. Com a nova determinação, será possível deixá-los ligados o tempo inteiro, menos para fazer chamadas telefônicas ou usar Internet móvel.
Nos Estados Unidos, o novo procedimento entrará em vigor no final do ano. A Anac, no entanto, ainda não sabe quando irá repetir a medida americana aqui no país. "Até que isso seja feito e se possa garantir que esta operação é segura, as restrições atuais devem continuar sendo seguidas", disse a agência. [INFO]


de Tudocelular.com Redação

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Chevrolet faz recall de 43.971 unidades da S10 por risco de incêndio.

Chevrolet S10 (Foto: Divulgação)Chevrolet S10.
A Chevrolet divulgou nesta terça-feira (29) o recall de 43.971 unidades da S10 flex no Brasil. De acordo com a empresa, existe o risco de incêndio nas picapes fabricadas entre 13 de junho de 2011 e 11 de outubro de 2013, de modelos 2012, 2013 e 2014. Os chassis envolvidos têm número de série de CC400001 a EC416094 e a data de início para o atendimento nas concessionárias é a partir de 31 de outubro, mediante agendamento prévio, informa a fabricante.
De acordo com a Chevrolet, o serviço de reparo será gratuito e o tempo estimado para a execução é de 30 minutos. No processo, ocorrerá o reposicionamento da presilha separadora das mangueiras de aquecimento e/ou do chicote elétrico do sensor de pressão de ar, além de eventual substituição da tubulação de combustível.Segundo a fabricante, o atrito da tubulação de combustível com a presilha separadora das mangueiras de aquecimento e/ou com o chicote elétrico do sensor de pressão de ar pode danificar a tubulação de combustível.
Caso ocorra o vazamento de combustível no compartimento do motor, existe risco de incêndio e de danos materiais e físicos aos ocupantes do veículo e a terceiros, disse a marca em comunicado.
A empresa disponibiliza a Central de Relacionamento Chevrolet, pelo telefone 0800-702-4200, para mais informações, ou o site www.chevrolet.com.br.

Dólar opera em alta nesta terça, após duas quedas seguidas.

Após duas quedas seguidas, o dólar comercial opera com leve alta em relação ao real nesta terça-feira (29), acompanhando o movimento da moeda no exterior e em meio às expectativas de rolagem parcial dos leilões de swap cambial com vencimento em novembro.Perto das 9h40 (horário de Brasília), a moeda norte-americana avançava 0,18%, para R$ 2,1839 na venda. Veja cotação
Nesta terça-feira, o Banco Central dará continuidade à segunda série de rolagem dos contratos com vencimento no início do próximo mês, com a oferta de até 20 mil contratos datados para 2 de maio de 2014 e 1º de outubro de 2014, destaca a agência Reuters.
Embora na segunda-feira o BC tenha vendido a oferta total de 20 mil contratos no primeiro dos três leilões programados para rolar os contratos de swap, operadores do mercado trabalham com a possibilidade de a rolagem não ser integral porque, entre outros motivos, o país deve receber dólares no curto prazo por conta do recente leilão de Libra, que exige o pagamento de bônus de R$ 15 bilhões no total.
O BC também ofertará nesta terça-feira até 10 mil contratos de swap tradicional em seu programa diário de intervenções no mercado de câmbio, com vencimentos em 5 de março de 2014 e 2 de junho de 2014.
Na véspera, a moeda dos EUA fechou o dia com queda de 0,4%, cotada a R$ 2,1799 na venda. No mês, até o último fechamento, o dólar acumula desvalorização de 1,64%. No ano, porém, o dólar sobe 6,61%.

Governo de SP pediu ação da PRF na Fernão Dias, diz Ministério da Justiça.

O governo de São Paulo e o Ministério da Justiça combinaram uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em conjunto com a polícia estadual na rodovia Fernão Dias, que nesta segunda-feira (28) foi bloqueada por manifestantes durante protesto. A informação sobre a ação conjunta foi confirmada ao G1 pela assessoria do ministério.
Manifestantes tomaram a pista para protestar contra a morte do estudante Douglas Rodrigues, que foi baleado por um policial militar no domingo (27). O soldado foi indiciado por homicídio culposo (sem intenção), mas foi preso por determinação da Polícia Militar. O advogado do policial alega que o disparo foi acidental.Em entrevista à rádio CBN na manhã desta terça (29), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que conversou com o secretário de segurança pública do estado de São Paulo, Fernando Grella, e que governo federal e estadual combinaram a ação da PRF na rodovia.
"Ontem [segunda-feira], diante da situação que se verificou na estrada Fernão Dias, tive contato com secretário de Segurança, Fernando Grella, e combinamos uma reunião operacional para discutir detalhes de ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal e a polícia do estado de São Paulo. A ideia é que possamos ter ações mais integradas e maior agilidade em situações desta natureza", afirmou o ministro à rádio.
"A partir de hoje, já vamos dialogar. A diretora-geral da PRF manterá contato com a Secretaria de Segurança Pública para que equipes técnicas já possam se sentar à mesa hoje para verificar questões de efetivo. Precisamos uma sintonia maior entre as duas forças policiais", completou Cardozo.
Durante os protestos desta segunda, ao menos cinco ônibus e três caminhões foram incendiados na rodovia ou em ruas próximas.
De acordo com a concessionária que administra a rodovia, a pista sentido São Paulo foi liberada no km 86 por volta das 20h15. Já a pista sentido Belo Horizonte teve os km 90 ao km 86 liberados às 23h30. Cerca de 90 pessoas foram detidas por vandalismo. Dessas, 34 seguiam presas na manhã desta terça.

Confira as vagas de emprego para a região de Rio Preto nesta 3ª feira.

Diversas empresas da região noroeste paulista oferecem oportunidades de trabalho. Confira as vagas divulgadas no Bom Dia Cidade desta terça-feira (29) e saiba para onde enviar o seu currículo.
Em São José do Rio Preto (SP) as vagas são para auxiliar de estoque, operador de caixa, açougueiro e porteiro. Interessados devem comparecer na Rua Boa Vista, número 666. Telefone: (17) 3235-1222.
Já em Santa Fé do Sul (SP) empresas contratam ajudante de motorista, atendente de lanchonete e serviços gerais. Interessados devem comparecer na Rua 11, número 1220. Telefone: (17) 3631-1782.
Em Catanduva (SP) as oportunidades são para tapeceiro, camareira de hotel e recepcionista atendente. Interessados devem comparecer na Rua Belém, número 450, Centro. Telefone: (17) 3522-1194.

Wand alerta Sonnen: 'Manda ligar para o dentista, porque vai precisar'.

Wanderlei Silva UFC (Foto: Getty Images)Wanderlei Silva é desafeto de Chael Sonnen,
seu próximo adversário.
Wanderlei Silva não leva desaforo para casa, menos ainda se vier de Chael Sonnen. O falastrão americano tem o costume de provocar lutadores brasileiros, o que faz com notável facilidade, mas seu saldo com o "Cachorro Louco" não é dos melhores. O brasileiro já foi filmado duas vezes dando dura no americano. A primeira foi dentro de um carro, onde disse a ele que "respeito é bom e preserva os dentes". E a segunda, bem recente, foi em umaexposição, onde apontou o dedo na cara de Sonnen e exigiu respeito. Para o delírio dos fãs, a rivalidade vai enfim para o octógono, e com um tempero especial: os dois serão treinadores da terceira temporada do The Ultimate Fighter Brasil, no começo de 2014, antes de se enfrentarem ao fim do reality show. Wanderlei, como era de se esperar, não poupou ameaças ao desafeto em sua primeira entrevista após o anúncio oficial dos técnicos:
- Vai pagar por tudo o que falou do meu país. Ninguém falta com respeito ao meu país dessa maneira. Eu não vou te nocautear rápido. Vou bater em você por 24 minutos e vou te nocautear no final. Eu não vou para esta luta só para ganhar, vou para te dar uma surra. Vai ver o que acontece quando alguém fala mal do Brasil. E manda ele ligar para o dentista dele, porque vai precisar - disse ele, por telefone, ao Combate.com.
Vou bater em você por 24 minutos e vou te nocautear no final. Eu não vou para esta luta só para ganhar, vou para te dar uma surra"
Wanderlei Silva
Wand previu tensão no convívio com Chael Sonnen no TUF Brasil 3 e garantiu que seu comportamento polêmico em relação ao americano é 100% real, sem exageros:
- Vai ser explosivo. Eu sou uma pessoa real. O que as pessoas veem ali é a realidade. Às vezes falam que é marketing. Não! Sou uma pessoa que, se eu gostar de você, você vai saber, e se eu não gostar, você vai saber também. Na verdade ele vai ter que medir as palavras para falar comigo, porque uma coisa que não admito é a falta de respeito. Promoção é promoção, mas para tudo há um limite.
O ex-campeão do Pride contou ainda que Dana White, presidente do UFC, ouviu dele a proposta de fazer o TUF Brasil 3 com brasileiros x americanos e a está analisando. Wanderlei, por sinal, defendeu a ideia e garantiu que é uma maneira de atrair mais o interesse do público. E prometeu fazer parte do "melhor TUF de todos os tempos".
A seguir, veja a entrevista completa do Combate.com com Wanderlei Silva:
COMBATE.COM: Como foi essa negociação para você e o Sonnen serem técnicos do TUF Brasil 3?
WANDERLEI SILVA:
 Essa é uma luta que eu queria muito. E eu estava de saco cheio de ouvir algumas pessoas dizendo: "Ah, ele não quer lutar". Eu queria. Ele é um atleta bom e tudo mais, mas é uma luta que eu estava aguardando há algum tempo. Aí o Dana White me ligou e perguntou se eu queria ser técnico do TUF contra ele, e eu falei: "Sim, mas vai ter a luta no final, né? Não é só o show, né?". Porque com o outro cara lá (Vitor Belfort) não rolou a luta. Ele falou que teria a luta, então eu topei.
E quando foi isso? Foi pouco antes do anúncio oficial?
Faz um pouco de tempo, não sei ao certo. Já faz algum tempo. O importante é que vai rolar a luta.
Wanderlei Silva e Chael Sonnen por pouco não se agridem em Las Vegas (Foto: Reprodução - Internet)Wanderlei Silva é contido ao partir para cima de Chael Sonnen nos EUA.
Você e o Sonnen terão de se cruzar várias vezes no TUF. Como você acha que vai ser o convívio com ele?
Vai ser explosivo. Eu sou uma pessoa real. O que as pessoas veem ali é a realidade. Às vezes falam que é marketing. Não! Sou uma pessoa que, se eu gostar de você, você vai saber, e se eu não gostar, você vai saber também. Na verdade ele vai ter que medir as palavras para falar comigo, porque uma coisa que não admito é a falta de respeito. Promoção é promoção, mas para tudo há um limite.
A rixa entre vocês passou do ponto da promoção e virou real mesmo?
Isso é real. Quando um cara fala alguma coisa de você, ele tem que arcar com o que fala. Para mim não tem essa de estar falando para promover, não interessa. Ele falou coisas muito graves a meu respeito, a respeito do meu país. E estou realmente chateado. Ele vai pagar por tudo o que falou.
Ele (UFC) é um evento que, quando você consegue atingir um status de fazer grandes lutas, você consegue ser reconhecido. Nesta luta, se tudo der certo, acho que vou ganhar uma das maiores bolsas do UFC"
Wanderlei Silva
Dana White falou que você pediu participação nas vendas de pay per view para aceitar a luta na primeira vez que ela foi cogitada. Como foi desta vez? Você terá esse percentual?
Imagina se eu chego para você e pergunto quanto vai ganhar (risos). Na verdade o UFC sabe quem são as estrelas. Ele é um evento que, quando você consegue atingir um status de fazer grandes lutas, você consegue ser reconhecido. Nesta luta, se tudo der certo, acho que vou ganhar uma das maiores bolsas do UFC.
No encontro "amigável" que tiveram recentemente, Sonnen reclamou de você ter ido cobrá-lo com uma câmera. Vocês quase chegaram às vias de fato ou foi mais uma pressão e um susto em cima dele?
Eu acho que você falar atrás de uma câmera, dentro de um estúdio, sem a pessoa estar presente, é uma coisa. Homem que é homem vai lá e fala na cara. Eu fui lá colocar o dedo na cara dele, falar que ele realmente falou besteira a meu respeito e que ele vai pagar por isso. Sou aquele cara à moda antiga. Sou do tempo em que o aperto de mão vale, que o cara honra a palavra que dá. Se um cara fala uma coisa de mim, e eu o encontro, vou lá e falo: "Por que você falou isso de mim?". Não vou apertar a mão do cara como se nada tivesse acontecido. Comigo não. Eu chego lá e falo na cara. Falei na cara dele que ele vai ter o que merece.
Como você define seu sentimento em relação ao Sonnen hoje? É ódio?
Como vou te dizer... Fui escolhido para representar o país diante de um cara que... Ah, vamos para a próxima. Sentimento você não explica, você sente.
Wanderlei Silva UFC (Foto: Getty Images)O brasileiro vem de vitória por nocaute sobre Brian Stann em grande luta.
Você é um cara carismático e querido pelos brasileiros. Acha que agora, mais do que nunca, vai ser o Brasil inteiro contra o Sonnen?
Eu tenho um apoio muito grande dos fãs em todo lugar onde luto. Toda luta que faço é casa cheia. Essa daí mais do que nunca. Graças a Deus sou amado pelo povo brasileiro. Eles veem em mim o espelho daquele cara que vem de baixo, que lutou, batalhou honestamente e é a prova de que qualquer um pode vencer. Acho que os brasileiros se identificam muito comigo. Aqui no Brasil acho que tenho uma massa comigo que nenhum atleta do mundo tem. Nesta luta não vai ser diferente.
E essa ideia sua de fazer o TUF com brasileiros x americanos. Acha que é possível? Foi falado algo nesse sentido pelo UFC?
Acho que iria se criar uma rivalidade maior, e o show ficaria mais interessante. Teríamos atletas americanos e brasileiros vivendo na mesma casa. O show como um todo ficaria muito mais interessante. A única coisa ruim dessa ideia é que a gente tiraria a oportunidade de alguns brasileiros tentarem a chance no UFC. Mas acho que a gente tem que divulgar mais o esporte. A audiência desse show é muito importante para nós. Temos que mostrar que temos força aqui no Brasil. Os números têm que ser altos. Nossos dois primeiros shows já foram um sucesso, e este tem tudo para ser realmente o maior da história. Você daria uma vida a mais para o show. Há rivalidade, mas é uma rivalidade sadia. Seria melhor ainda.
chael Sonnen Mauricio shogun UFC fight night (Foto: Agência Getty Images)Chael Sonnen venceu Maurício Shogun por
finalização em sua última luta.
Já existe o sistema de seleção dos atletas (TUF), mas aí você chega lá, não conhece o cara, tem que conhecer o cara na hora e começa a treiná-lo. Aí você não tem aquela responsabilidade em cima do cara. Eu gostaria que essa responsabilidade fosse dada ao técnico. Uma categoria de 84kg, ou 93kg. O técnico vai lá e escolhe os dez que quer, aqueles que ele acredita que podem representar os EUA. E aqui a gente escolhe os dez brasileiros a dedo. Aí você pode ser responsabilizado, porque foi você que escolheu, acreditou no cara. Acho que seria muito mais interessante. Mas os lutadores são escolhidos pelo UFC. Você só conhece o cara na hora da luta (eliminatórias para entrar na casa), aí você vai e escolhe meio assim. Deveria ser escolhida a seleção americana contra a seleção brasileira, e os técnicos seriam diretamente responsabilizados pelos caras que escolheram. Isso faria a rivalidade ser muito mais acirrada.
Mas o UFC chegou a falar em TUF Brasil x EUA? Ou falou em brasileiros somente? Ou não falou nada?
Na verdade eu tive esse ideia e mandei uma mensagem de texto para o Dana White. Ele respondeu que iria pensar e tal. O importante é que acho que tornaria o show muito mais interessante. Muitas vezes na seleção feita pelo UFC, muitos caras que estão despontando aqui ficam fora. Não sei qual o critério deles. Mas muitas vezes alguns caras que poderiam fazer grandes combates e trazer muita audiência ficam fora. Então, acho que a gente poderia ter uma participação maior na escolha dos atletas.
Então ná há nada confirmado quanto a isso, certo?
É. Confirmado, confirmado ainda não. Eu ofereci ao Dana, e o patrão disse que iria pensar. Acho perfeitamente viável. Imagina só colocar dez americanos e dez brasileiros vivendo na mesma casa. Seria muito interessante. A gente tem que fazer um show criativo. A grande massa dá uma olhadinha e só. Se for uma coisa um pouco mais interessante, a gente vai prender a atenção de quem ainda não é adepto do show. É pensando em ganhar mais os fãs. Dez brasileiros não vão ter a chance, mas fazendo isso vamos ter um ganho maior de fãs, e no final todo mundo vai ganhar.
Acho que essa luta vai despertar aquele patriotismo nosso, aquela coisa que o brasileiro tem de torcer pelo Brasil, que nós temos dentro de nós. Não adianta querer puxar o nosso saco agora. A torcida brasileira é minha. O Brasil ama o Silva, não adianta"
Sobre Sonnen ter Vinny Magalhães na equipe
O UFC dizia que era quase impossível botar um estrangeiro para ser treinador do TUF Brasil, pela comunicação com os atletas e com o público. Mas vão trazer o Sonnen para ser treinador contigo. Qual foi o diferencial de vocês?
Acho que é a nossa rivalidade, que está sendo uma das maiores da história do MMA. A gente está mais profissional, graças a Deus, em outro patamar. Mas uma rivalidade dessa se torna muito interessante para o fã. Uma rivalidade dessa atrai atenção. Acho que o UFC viu o potencial que essa rivalidade tem de cativar a atenção do público. E vamos fazer o melhor TUF de todos os tempos.
Os fãs podem esperar um clima tenso entre você e o Sonnen? Vai ter muita pegadinha, muito conflito?
Olha, só digo uma coisa: o bicho vai pegar. E vai ficar ruim para o lado dele. Tudo tem limite. Promoção, essa coisa de falar e tal. Se passar do limite comigo, aí vai ficar muito ruim para ele.
Que recado você gostaria de mandar para o Sonnen?
Vai pagar por tudo o que falou do meu país. Ninguém falta com respeito ao meu país dessa maneira. Eu não vou te nocautear rápido. Vou bater em você por 24 minutos e vou te nocautear no final. Eu não vou para esta luta só para ganhar, vou para te dar uma surra. Vai ver o que acontece quando alguém fala mal do Brasil. E manda ele ligar para o dentista dele, porque vai precisar.
Vitor Belfort Wanderlei Silva TUF Brasil (Foto: Divulgação - TUF Brasil)Wand discute com Vitor Belfort quando foi treinador do TUF Brasil 1.
Já decidiu quem serão seus treinadores auxiliares no TUF?
Eu convidei o Rafael Cordeiro e o (Fabricio) Werdum, que são meus titulares, mas está programado para o Werdum lutar contra o (Cain) Velásquez no começo do ano. Mas pelo menos como convidado ele vai. Vai passar uma semaninha. O Rafael Cordeiro não vai também, porque ele é quem vai estar treinando o Werdum. Já convidei o André Dida, que já aceitou. Ainda não liguei para ele, mas já que ele vai ler essa entrevista, vou convidar o Fabio Gurgel. Eu gostaria de pegar os melhores técnicos brasileiros. Conversei com o Dedé (Pederneiras) em Las Vegas, ele mostrou muito interesse, mas não vai poder. Então é isso: tem o Dida, vou falar ainda com o Gurgel, e os outros técnicos ainda vou escolher.
O Sonnen escolheu um brasileiro, o Vinny Magalhães, para fazer parte da equipe dele. O Vinny já tinha sido treinador auxiliar dele no TUF 17. O que acha de o Sonnen ter um brasileiro no time?
Não adianta querer puxar o saco agora. Já era, já falou, já fez. Pode escolher quem ele quiser. Acho que essa luta vai despertar aquele patriotismo nosso, aquela coisa que o brasileiro tem de torcer pelo Brasil, que nós temos dentro de nós. Não adianta querer puxar o nosso saco agora. A torcida brasileira é minha. O Brasil ama o Silva, não adianta.