A União Européia continua insistindo que as fabricantes de celulares adotem um carregador universal e portas micro USB como padrão de carregando de dispositivos móveis.
A proposta não é exatamente nova. Há anos a União Européia vem batalhando para que o micro USB se torne um padrão mundial. É verdade que a imensa maioria dos smartphones e tablets hoje já utilizam o padrão, mas existem uns e outros que insistem em usar entradas ou carregadores incompatíveis.
A adoção de um padrão é importante pois pode ajudar a acabar com a bagunça de cabos e carregadores desnecessários. Com isso, não seria necessário nem mesmo que os carregadores fossem incluídos nas caixas quando os smartphones fossem vendidos. O seu carregador antigo daria conta de fazer o serviço.
Isso representaria uma economia de custos para as fabricantes mas, muito mais do que isso, teria um impacto ambiental positivo significativa, já que dispensaria o descarte de milhões de carregadores todos os anos.
Enquanto a maioria dos Android e Windows Phones utilizam o micro USB, a ausência mais notável é certamente a da Apple, que mantém o seu próprio padrão Lightning. Em 2011, a empresa começoua vender um adaptar para micro USB, mas a União Européia acredita que isso não seja suficiente.
Ainda não se sabe se o The Internal Market Committee conseguirá tornar o padrão uma lei, que teria que ser obrigatoriamente seguida pelas fabricantes, ou se serão feitos apenas acordos informais com cada empresa.
de Tudocelular.com Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário