terça-feira, 17 de setembro de 2013

WhatsApp é alvo de malwares.

O WhatsApp é um dos programas mais populares para pular a cobrança de SMS e MMS que as operadoras realizam em seus planos. De tão popular que virou, ele começa a virar peça para que malwares possam entrar no seu computador e também alguns que ficam em smartphones e tablets que utilizam o aplicativo oficial do serviço.
Whatsapp
Whatsapp
Um dos malwares ataca o computador e está se espalhando por meio de publicidade que existe no Facebook. Ele promete continuar a conversa do WhatsApp no computador, assim como fazem programas semelhantes ao Viber. O problema é que não há nenhum app oficial do WhatsApp que faça o serviço pular para o computador. Assim como no Brasil, a propaganda é péssima no idioma que escreve (inglês) e erra palavras. É fácil notar o risco, mas pessoas caem facilmente.
Outra forma de malware está no próprio app, que segundo a empresa Trend Micro, recebem o malware por meio de links maliciosos que estão dentro de e-mails com supostas mensagens de voz que foram enviadas para pessoa. Dentro do link há um malware que escolhe a plataforma do usuário e ataca o programa. Assim, ele envia spam para todos os contatos, sem a necessidade de intervenção do usuário.
O malware ainda envia mensagens SMS para serviços premium que vão cobrar o envio, um tipo de malware bastante comum em smartphones Android - que vem junto de um pacote .apk, que só pode ser instalado se você permitir instalação fora do Google Play. Os usuários de iOS apenas poderão ser atacados pelo mesmo malware se utilizarem o Jailbreak.
Todo tipo de ataque vem com mensagens estranhas e nada comuns de quem está enviando, ou por e-mail também. Vale o bom senso de desconfiança e deletar qualquer coisa estranha. Certo?


de Tudocelular.com Redação

Nenhum comentário: