quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Após 2 anos de paralisação, cursos da UAB são retomados em Rondônia.


Polo da Universidade Aberta do Brasil em Ariquemes, RO (Foto: Eliete Marques/ G1)Polo da Universidade Aberta do Brasil em Ariquemes, RO.
Os cursos de graduação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), coordenados no estado pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), foram retomados no último final de semana, após mais dois anos de paralisação. De acordo com a coordenação geral do programa federal no estado, as aulas foram retomadas nos sete polos de Rondônia. Já as aulas de pós-graduação têm datas diferentes de reinicio, que vão de outubro deste ano até abril de 2014. Pelo menos 1,2 mil alunos são atendidos pelo programa em Rondônia.
As aulas de graduação reiniciaram nos sete polos – Porto Velho, Nova Mamoré, Ariquemes,Ji-ParanáRolim de MouraChupinguaia e Buritis. Já as pós-graduações dos polos de Buritis, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Chupinguaia retornam neste fim de semana; dias 11 e 12 de outubro. Em Ariquemes e Nova Mamoré, as aulas reiniciam dia primeiro de fevereiro de 2014 e em Porto Velho, dia 26 de abril de 2014. Segundo o coordenador geral do programa em Rondônia, Vasco Pinto da Silva Filho, a paralisação dos cursos aconteceu em junho de 2011, devido a falta de prestação de contas da instituição à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). 
Com isso, foi necessária uma reorganização dos trabalhos. “Tivemos que nos reorganizar enquanto instituição. Fizemos a prestação de contas, cronograma das atividades, refizemos o projeto de revitalização e conseguimos a liberação do recurso, para continuar com os trabalhos”, explicou.
No entanto, junto com a liberação do dinheiro, a Capes determinou que a instituição tomasse providências acerca da irregularidade do número de bolsas pagas além do necessário; irregularidade detectada durante levantamento para a elaboração da prestação de contas. Segundo Vasco, uma sindicância deve ser instaurada para apurar o caso.

Nenhum comentário: