O Siri, assistente pessoal que a Apple lançou junto do iPhone 4S, acaba de completar dois anos de vida. Agora sabemos quem é a mulher que faz a voz que fala com o usuário, mas também notamos que em tanto tempo de vida o serviço ainda não aprendeu a ouvir e muito menos falar português - nem mesmo o português de Portugal.
Siri ainda não fala português
A pessoa atrás da voz é Susan Bennett, uma mulher de Atlanta, nos Estados Unidos. O estranho da história é que Susan não sabia que estava com a voz nos produtos da empresa da maçã e que descobriu a novidade quando um amigo enviou um e-mail, pois acreditava ter ouvido a voz da moça em uma propaganda. Susan havia gravado pequenas falas e palavras como exemplos de voz, em 2005, muito antes do primeiro iPhone chegar ao mercado e seis anos antes do iPhone 4S ser lançado.
Além do iPhone, sua voz é utilizada em diversos aparelhos de GPS e até em caixas eletrônicos dos Estados Unidos. Mas, mesmo com todo este tempo de aprendizado e idiomas novos que apareceram no produto, o Brasil ainda está longe de receber o Siri falando em nosso idioma tupiniquim. O Siri saiu do beta, ou seja, da fase de testes, mas ainda assim não aprendeu nosso idioma e não há indícios de que ele aprenderá.
O Google já utiliza o Google Now falando em português, mas com uma voz absurdamente robótica e nada natural - diferente do inglês do mesmo serviço, muito mais agradável de ouvir.
de Tudocelular.com Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário